Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Internacional

Partido governista lidera apuração nas eleições na África do Sul

Agência Brasil

O partido governista na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (CNA), lidera a apuração de votos das eleições legislativas realizadas nessa quarta-feira (7). Com 50% das urnas apuradas, o CNA obteve 62,24% dos votos, segundo o boletim divulgado hoje (8) pela Comissão Eleitoral. O CNA está no poder desde as eleições multirraciais de 1994.

A última pesquisa eleitoral atribuía 63% das intenções de voto ao CNA. O principal partido de oposição, a Aliança Democrática (AD), obteve até agora 23,63% dos votos, pouco acima do que apontavam as pesquisas.

O partido Lutadores da Liberdade Econômica (EFF), que disputa pela primeira vez as eleições, obteve até o momento 4,6% dos votos. O EFF foi formado por Julius Malena, antigo líder da juventude do CNA.

A secretária-geral adjunta do CNA, Jessie Duarte, disse que um resultado superior a 60% seria uma “vitória decisiva” para o partido. A líder da Aliança Democrática, Helen Zille, também conversou com a imprensa e disse que os 23% que deve obter estão “abaixo do esperado pelo partido”. “Mas fizemos o melhor que pudemos”, afirmou. Helen Zille deve continuar como primeira-ministra do Cabo Ocidental, Sudoeste do país, a única província dentre nove que não é controlada pelo CNA.

Os sul-africanos compareceram às urnas em massa nas quintas eleições gerais realizadas desde o fim do apartheid, com a participação superior a 72%. Mais de 2,5 milhões de eleitores foram convocados para o processo, considerado o primeiro da geração “nascida livre”.  Os resultados finais da apuração só devem ser conhecidos amanhã (9).

Tags: africanos, comparecimento, pleitos, resultados, urnas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.