Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

Internacional

Governo brasileiro lamenta mortes por deslizamento no Afeganistão

Agência Brasil

O Brasil lamentou hoje (6) as perdas humanas e materiais causadas pelos deslizamentos de terra que atingiram o Nordeste do Afeganistão na última sexta-feira (2). O Itamaraty, por meio de nota, transmitiu condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo do Afeganistão.

De acordo com as autoridades do país, mais de 2 mil pessoas morreram, mas apenas 300 corpos foram encontrados. Várias casas ficaram soterradas e mais de 700 pessoas tiveram que ser deslocadas para locais seguros.

As buscas foram encerradas devido à impossibilidade de se encontrar sobreviventes e pela falta de recursos para recuperar mais corpos. O país está em luto nacional pelas vítimas da tragédia.

O abandono das operações de resgate impedirá saber, com exatidão, o número de mortos no desastre, embora as autoridades garantam que são mais de milhares, o que torna o deslizamento a segunda pior catástrofe natural da história do Afeganistão. Segundo os registos oficiais, o deslizamento de terra de sexta-feira foi superado apenas pelo terremoto de 1998, que causou a morte de pelo menos 3,5 mil pessoas.

Tags: afegãos, itamaraty, mortes, pesar, solidariedade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.