Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Internacional

Ucrânia: militares começam operação para retomar controle de Slaviansk

Agência Brasil

As Forças Armadas ucranianas começaram hoje (2) uma operação militar em Slaviansk, no Sudoeste do país, para retomar o controle da cidade, informou a imprensa russa e ucraniana.

Os milicianos pró-russos abateram dois helicópteros, em que um dos pilotos morreu e o outro foi capturado, de acordo com o presidente da Câmara da cidade, Viacheslay Ponomariov.

O líder das chamadas Forças de Autodefesa, Igor Strelkov, disse que a cidade está bloqueada pelas tropas ucranianas e que 20 helicópteros foram usados na ofensiva.

"Todas as estradas estão cortadas, e de todas as direções estão chegando carros blindados e soldados (...). Eles [os ucranianos] utilizaram 20 helicópteros contra nós, de combate e transporte de tropas. O inimigo bloqueou a cidade por completo, as entradas e saídas", disse Strelkov a um canal de televisão russo.

Outros meios de comunicação informam que, além de tiros e explosões, ouviu-se uma sirene de alerta na cidade.

Um porta-voz dos pró-russos disse à Agência RIA Nóvosti que o "ataque está apontado para vários pontos de controle ao mesmo tempo". Acrescentou que já tinham chegado "blindados e veículos militares" e que dois helicópteros "desembarcam soldados que atacam os pontos de controle". Há informações de vários feridos entre as tropas pró-russas.

O governo de Kiev ainda não confirmou a operação e os meios de comunicação ucranianos relatam os acontecimentos por meio de informações das agências russas.

O Ministério do Negócios Estrangeiros russo advertiu, nessa quinta-feira, as autoridades de Kiev que, na hipótese de lançamento de uma ofensiva, poderiam existir "consequências catastróficas".

Tags: EUA, MILITAR, russia, tensão, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.