Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Internacional

Conselho de Cardeais conclui 4° ciclo de reuniões

Grupo escolhido pelo Papa vai propor reforma da Cúria Romana

Agência ANSA

O conselho de oito cardeais nomeados pelo papa Francisco para auxiliá-lo no governo da Igreja Católica e estudar um projeto de reforma da Cúria Romana concluiu nesta quarta-feira (30) mais um ciclo de reuniões.    

Durante as sessões desta semana, o grupo apelidado de "C8" discutiu uma revisão dos Conselhos Pontifícios. O Papa participou ativamente dos encontros, com exceção dos momentos em que estava em compromissos públicos, como a audiência geral na Praça São Pedro. No último ciclo do conselho, realizado em fevereiro, os cardeais debateram mudanças nos órgãos financeiros da Santa Sé, como o Instituto para as Obras de Religião (IOR), que nos últimos anos foi envolvido em escândalos de lavagem de dinheiro.    

A ideia do Pontífice é formular uma nova Constituição Apostólica que substitua a "Pastor Bonus", e não apenas modificar a atual Carta Magna do Vaticano. No entanto, é possível que os trabalhos sejam concluídos apenas em 2015, de acordo com o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi. A próxima sessão de reuniões do C8 deve ocorrer entre os dias 1º e 4 de julho.

Tags: c8, cardeais, carta magna, papa francisco, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.