Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

Internacional

Egito descobre tumba com cerca 60 múmias

Agência ANSA

Uma tumba com cerca de 60 múmias foi encontrada no Egito, no Vale do Rei, na província de Luxor, no sul do país. A descoberta é considerada extraordinária para a arqueologia.     

O ministério egípcio das Antiguidades anunciou a descoberta, informaram os principais jornais do país nesta terça-feira (29).     

"A tumba contém restos de múmias que com toda a probabilidade devem pertencer aos membros da família reinantes da XVIII dinastia", precisou o ministro Mohamed Ibrahim em um comunicado, precisando que as escavações foram realizadas pelo governo egípcio junto com uma equipe de arqueólogos suíços da universidade da Basiléia.     

Um estudo preliminar sobre as inscrições em hierático nas cerâmicas, mostrou os nomes e os títulos de cerca 30 defuntos, provavelmente as princesas da corte de Thutmosi IV e Amenofi III. Também foram encontrados os restos de alguns sarcófagos, máscaras funerárias e vários vasos, que deviam conter as vísceras dos defuntos.     

Segundo a diretora da equipe suíça Susanne Bikel a tumba poderia fazer parte da KV40, da qual não se sabia nada até hoje, informou o blog Djed Medu, especializado no assunto. A sepultura usada por décadas deveria pertencer a mais de 50 membros das famílias reais de Thutmosi IV e Amenofi III. Um poço funerário com 6 metros de profundidade e 5 câmaras subterrâneas, entre elas a central e as três laterais conservam as múmias. As paredes apresentam sinais claros de incêndio, talvez provocado por tochas de exploradores que muitas vezes preferiam queimar os corpos embalsamados para chegar antes nos amuletos.     

Da leitura dos textos inscritos nas cerâmicas emergem títulos como "príncipe" e "princesa": 8 ao menos são os nomes de princesas reais desconhecidas (como Taemwadjes e Neferunebu), 4 príncipes e muitas esposas estrangeiras e filhos. A Tumba foi reutilizada em um segundo momento no século IX a.C.

Tags: antiguidade, ARQUEOLOGIA, Egito, mumias, tumbas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.