Jornal do Brasil

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014

Internacional

Israel relembra vítimas do Holocausto

Agência ANSA

Às 10 horas em ponto, sirenes foram ouvidas em toda Israel. O país inteiro, incluindo escolas, parou por dois minutos - as pessoas pausaram o que estavam fazendo, de pé, em silêncio, homenageando os cerca de 6 milhões de judeus mortos durante o Holocausto, em meio a celebração do "Yom HaShoah", o "Dia da Lembrança do Holocausto". Os carros encostaram na estrada e todos abaixaram suas cabeças em sinal de respeito. Escritórios públicos, aeroportos, fábricas, trens, sedes institucionais, governo e Exército, ficaram em silêncio.     

As comemorações, que têm fim na noite de hoje, tiveram início neste domingo, com uma cerimônia no Museu da Memória de Jerusalém Yad Vashem. O presidente Shimon Peres e o premier Benjamin Netanyahu estiveram presentes.     

Além do ato em Israel, milhares de jovens judeus de todo o mundo participaram, como fazem anualmente, da "Marcha dos Vivos", que em sua 23° edição prestou homenagem à memória de judeus húngaros. Em 2014 o extermínio de judeus no país completa 70 anos. O presidente da Hungria, Janos Adler, e sua esposa, assim como o rabino israelense Meir Lau, participaram do evento realizado no antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Tags: HOLOCAUSTO, homenagem, Israel, judeus, nazismo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.