Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

Internacional

Financial Times: Estados Unidos revive guerra fria pensando na Rússia

Jornal do Brasil

O jornal inglês Financial Times publicou uma matéria no dia 23 de abril sobre as relações entre Rússia e Estados Unidos. O governo de Obama estaria agora discutindo a ideia de ressuscitar alguma forma de estratégia de contenção para isolar o líder russo Vladimir Putin a largo prazo, o enfraquecendo política e economicamente e reduzindo sua habilidade de exercer influência para além de seu país.

Contudo, a publicação salienta que o mundo é muito diferente de décadas atrás e que hoje a economia global é muito mais interligada e o poder político mais disperso, tornando mais difícil marginalizar um país importante como a Rússia. Além disso, o autor aponta que já foi muito difícil conseguir que alguns países europeus assinassem sanções contra a Rússia, uma relutância que deve crescer com o tempo.

No que diz respeito à política, o isolamento da Rússia também é difícil. Quando ocorreu a votação na ONU sobre o referendo russo na Ucrânia, um número notável de países não teria se alinhado com os Estados Unidos. A Índia e a África do Sul se abstiveram, enquanto Israel não votou. A reportagem supõe que a administração do governo de Obama pode estar tentada a influenciar a China para pressionar Putin. Por outro lado, isso poderia complicar a estratégia dos EUA em relação a Ásia, parcialmente baseada na ideia de organizar aliados para impedir a China de mudar o "status quo" no Pacífico Ocidental.

Tags: cHINA, crimeia, Estados Unidos, Obama, putin, russia, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.