Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Internacional

'João XXIII e João Paulo II foram corajosos', diz Papa

Agência ANSA

O papa Francisco afirmou que João Paulo II e João XXIII, os quais foram canonizados neste domingo (27), foram "homens corajosos", que não tiveram "medo" de contemplar Jesus e que viveram os desafios do século XX.

    "São João XXIII e São João Paulo II tiveram a coragem de olhar as feridas de Jesus, de tocar suas mãos. Não tiveram vergonha da carne de Jesus, não se escandalizaram dele, da sua cruz, não tiveram vergonha da carne do irmão", afirmou o Pontífice, em sua homilia durante a missa solene de canonização dos Papas.

Multidão assistiu à celebração no Vaticano
Multidão assistiu à celebração no Vaticano

"Foram sacerdotes, bispos e Papas do século XX. Conheceram as tragédias desse século, mas não foram sobrecarregados e julgados por elas. O mais forte, neles, era Deus, a fé em Jesus Cristo Redentor do homem e Senhor da história", destacou Francisco. 

Papa João Paulo II
Papa João Paulo II

Segundo o Papa, João XXIII e João Paulo II também "colaboraram para recuperar a Igreja com sua fisionomia original", principalmente o primeiro, através do Concílio Vaticano II. "João XXIII foi para a Igreja Católica um pastor, um guia, mas também guiado pelo Espírito Santo. Esse foi seu grande serviço pela Igreja. Por isso, gosto de pensar nele como o 'Papa da Docilidade do Espírito Santo'", afirmou Francisco.

>> Bento XVI é ovacionado ao chegar à Praça São Pedro

>> João XXIII e João Paulo II são proclamados santos

Papa João XXIII
Papa João XXIII

>> Os dois papas mais importantes da Igreja, agora santos

    "Já João Paulo II foi o 'Papa da Família'. Ele mesmo, uma vez, disse que gostaria de ser lembrado como o 'Papa da Família'", completou, pedindo para que o recém-proclamado santo cuide de todas as famílias do mundo e das atividades do Sínodo Extraordinário sobre a Família, que será realizado entre 9 e 15 de outubro no Vaticano. (ANSA)

Tags: bento, CANONIZAÇÃO, Francisco, papa, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.