Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

Internacional

Bento XVI confirma presença em canonização

Agência ANSA

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou oficialmente que o papa emérito Bento XVI estará presente na cerimônia de canonização dos pontífices João XXIII e João Paulo II, que será comandada amanhã (27) por Francisco na Praça São Pedro.    

"Bento XVI aceitou o convite e comunicou ao papa Francisco que estará presente na canonização e que a concelebrará", disse Lombardi durante um encontro com a imprensa. No entanto, segundo o porta-voz, isso não quer dizer que Joseph Ratzinger subirá ao altar ao lado de Jorge Mario Bergoglio. "Ficaremos todos satisfeitos com a sua presença", concluiu.    

Os religiosos mais próximos do atual Pontífice no evento serão o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, o cardeal de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, o bispo de Bergamo, monsenhor Francesco Beschi, e dois cardeais da Ordem dos Bispos. Bento XVI já esteve presente na basílica de São Pedro para o Consistório do último dia 22 de fevereiro. Contudo, tecnicamente, a cerimônia não foi uma missa, como a de amanhã, que será a primeira da história concelebrada por dois papas, um no cargo e outro emérito.

Preparação

Na véspera do esperado evento, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, declarou que a cidade está "prontíssima" para a canonização de João XXIII e João Paulo II. De acordo com estimativas do governo italiano, um milhão de pessoas devem acompanhar a celebração no Vaticano, enquanto outros dois bilhões de indivíduos assistirão pela televisão.   

Além disso, a praça São Pedro terá a presença de 24 chefes de Estado, incluindo reis, 10 chefes de governo e 40 ministros e vice-ministros. Por questões de segurança, o espaço aéreo da cidade será fechado entre 9h e 15h de amanhã (horário local), e 10 mil policiais estarão nas ruas para garantir que não haja confusão durante a cerimônia.    

"Tenho certeza que Roma passará uma bela imagem. Nós procuramos organizar tudo da melhor maneira. A cidade está com um belíssimo ar de festa. As ruas estão cheias de pessoas, as zonas arqueológicas estão lotadas. Parece que o clima é muito positivo", acrescentou Marino.

Tags: Bento XVI, CANONIZAÇÃO, cerimônia, joão paulo, papa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.