Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Internacional

EUA acusam Rússia de violar espaço aéreo ucraniano

Agência ANSA

De acordo com o Pentágono, caças russos teriam violado o espaço aéreo ucraniano ao longo desta sexta-feira (25). O órgão de segurança norte-americano pediu para Moscou adotar "medidas imediatas" para reduzir a tensão na região.    

A situação no país voltou a se agravar após o sequestro de 13 observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) por separatistas pró-Rússia em Sloviansk, no leste da Ucrânia. O vice-ministro das Relações Exteriores de Kiev, Danylo Lubkivsky, qualificou o rapto como "chocante" e exigiu a libertação dos reféns.    

Além disso, o vice-chanceler afirmou que sua nação quer dar uma possibilidade para a paz, mas fez questão de acrescentar que existem momentos nos quais cada nação deve agir para "defender a própria pátria". "Se a Rússia atravessar a fronteira, estamos prontos para combater e proteger o nosso país", salientou Lubkivsky, para quem existe o risco de uma invasão militar por parte de Moscou.    

Como reação ao sequestro, as forças especiais ucranianas desmantelaram um bloqueio montado por grupos separatistas em Sloviansk, ao que o governo russo respondeu pedindo a Kiev para interromper "imediatamente" qualquer operação militar dentro de suas próprias fronteiras.

Tags: Estados Unidos, Obama, putin, russia, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.