ASSINE
search button

Presidente da Rússia chama internet de "projeto da CIA"

Compartilhar

Nesta quinta-feira, o presidente russo Vladimir Putin chamou a internet de um projeto da CIA e fez comentários sobre o maior buscador de internet da Rússia, o Yandex, o que fez o valor das ações da empresa despencarem. As informações são da Associated Press.

De São Petersburgo, Putin disse que a internet era originalmente um “projeto da CIA” e “ainda está se desenvolvendo como tal”. Ele ainda acrescentou que a Rússia precisa resistir a essa influência, “lutando por seus interesse” online.

Um blogueiro da Rússia reclamou ao presidente de que sites estrangeiros e o próprio Yandex estão armazenando informações em servidores fora do país, o que pode enfraquecer a segurança da Rússia. Como resposta, Putin mencionou que o Yandex sofreu pressões - não especificadas - em seu começo e repreendeu a empresa por ter registro na Holanda “não apenas por razões de impostos, mas por outras considerações também”.

Embora os comentários do presidente não tenham incluído nenhuma ameaça específica para o Yandex, as ações da companhia caíram 5% na abertura da Nasdaq nesta quinta-feira.

O governo está ansioso para exercer um controle maior sobre a internet, o que ativistas da oposição - barrados da televisão nacional - têm usado para promover suas ideias e organizar protestos.

Nesta semana, o parlamento russo aprovou uma lei que exige que as redes sociais mantenham seus servidores no país e salvem todas as informações de seus usuários por pelo menos seis meses. Além disso, empresários próximos a Putin agora controlam a maior rede social da Rússia, a VKontakte.