ASSINE
search button

El País: coluna de opinião garante que "haverá mais Ucrânias"

Texto destaca que países como China, índia, África do Sul e Brasil apoiam a Rússia

Compartilhar

O jornal espanhol El País lançou uma coluna nesta segunda-feira (21) apontando a China,Índia, África do Sul e Brasil como apoiadores do governo russo de Vladimir Putin, uma pessoa que, segundo o autor, "emprega uma mistura neossoviética de violência e grandes mentiras para esquartejar um Estado soberano vizinho".

A coluna explica que a China é favorável a Putin porque o conflito tira o foco dos Estados Unidos da região Ásia-Pacífico. Além disso, os dirigentes chineses que cresceram enquanto ainda governava o presidente Mao "continuam de forma instintiva a gostar da ideia de que outro líder não ocidental se contraponha ao Ocidente imperialista e capitalista". Já a Índia estaria apoiando Putin em função da "desconfiança ante qualquer indício de imperialismo liberal ocidental".

O escritor também destaca que o Brasil e a África do Sul "se abstiveram de votar a resolução da Assembleia Geral da ONU em que se criticava o referendo da Crimeia e concordaram com a Rússia em expressar sua 'preocupação' pela sugestão do chanceler australiano de proibir a participação de Putin na cúpula de novembro do G-20".

O texto é concluído com a explanação de dois problemas para o Ocidente. O primeiro se refere ao ressentimento da Rússia por ter grande parte do seu império diminuído nos últimos 25 anos. O segundo, ao ressentimento que países do BRICS e membros do G-20 nutrem em função de séculos de dominação colonial.