Jornal do Brasil

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014

Internacional

Governos do Brasil e Argentina fazem encontro para discutir acordo bilateral

Agência Brasil

Os governos brasileiro e argentino vão criar mecanismos de financiamento para incentivar o comércio entre os dois países - especialmente no setor automotivo, que manifestou maior interesse. Esse foi o tema de um encontro nesta terça-feira (22), em Buenos Aires, entre o ministro do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior do Brasil, Mauro Borges, e a equipe econômica da Argentina. Os detalhes serão discutidos em São Paulo – na terça-feira ou na quarta-feira da próxima semana – com a participação do setor privado.

No encontro de hoje participaram da reunião, do lado argentino, o ministro da Economia, Axel Kicillof; o presidente do Banco Central, Juan Carlos Fabrega; e a ministra da Indústria, Debora Giorgi. Na próxima semana, os representantes do setor automotivo brasileiro participarão da reunião em São Paulo para detalhar suas necessidades. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já tinha manifestado preocupação com as exportações brasileiras para a Argentina, que sofreram uma queda de 32% no primeiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período no ano passado.

“Foi um encontro muito amável, que vai continuar em São Paulo”, disse Fabrega, sem dar maiores detalhes. A única decisão, segundo a assessoria de imprensa do ministro Mauro Borges, foi marcar nova reunião para “equalizar uma proposta conjunta de financiamento das exportações”, da qual participará o setor automotivo.

Tags: automotivo, encontro, financiamento, privado, setor

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.