Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2014

Internacional

Cardeal diz que Francisco tem oposição na Cúria

Agência ANSA

Segundo o cardeal hondurenho, Oscar Rodriguez Maradiaga, o papa Francisco começa a enfrentar oposição em Roma. Ele teria feito um discurso para padres da Ordem dos Frades Menores, na Flórida, e declarado que "Francisco está construindo um novo jeito de ser Igreja, mas o seu caminho - semelhante ao de São Francisco de Assis para reparar a Igreja no século 13 - está encontrando dificuldades na Cúria Romana".

Ainda de acordo com o cardeal Maradiaga, que é muito próximo ao Pontífice, ele observou que "a belíssima, mas estranha popularidade do Papa está causando proselitismo, mas devemos estar prontos para encarar a oposição não somente na velha Cúria, mas também com qualquer um que não queira perder privilégios".

Maradiaga afirmou que expressões como "o que quer esse pequeno argentino?" e " fizemos um erro" estão começando a ser escutadas em Roma. O cardeal foi encarregado por Francisco para ser o coordenador do Conselho dos Cardeais, que tem a missão de "estudar um projeto de reforma da Cúria".

O discurso foi realizado no dia 8 de abril e agora foi divulgado pela revista National Catholic Reporter. Quem passou as informações para a publicação foi o padre norte-americano, Thomas Washburn, que é secretário-executivo da English Speaking Conference - entidade que representa os frades da Ordem nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Lituânia e Malta - e que foi um dos organizadores do evento. 

Tags: cúria, igreja, maradiaga, oposição, roma

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.