ASSINE
search button

Time Magazine: Nem mesmo ameaça de guerra na Europa une União Europeia

De acordo com a matéria, países não querem abrir mão dos fortes laços comerciais com a Rússia.

Compartilhar

A revista norte-americana Time Magazine publicou uma matéria nesta terça-feira destacando que a União Europeia tem dificuldades para se unir e aprovar reais sanções contra a Rússia diante da situação na Crimeia. Segundo a reportagem, a união vai somente até a concordância de que os problemas no leste da Ucrânia são causados pela Rússia.

Só haveriam sido feitas ameaças de sanções em um tempo não determinado e sem um "gatilho" pré-definido que disparasse as medidas. De acordo com o artigo, as nações estão esperando que as ameaças e as brandas sanções sejam suficientes para conter a possível ambição territorial russa. Isto porque o comércio com a Rússia é muito relevante. Além disso, alguns países são fortemente dependentes do petróleo e do gás russo. Outra razão que estaria impedindo uma ação mais contundente seriam as firmes relações de negócios com empresas russas, como a Alemanha possui. Por sua vez, Chipre, Grécia e Espanha têm muito dinheiro russo em seus bancos.

Desta forma, afirma a reportagem, o bloco defende mais tempo para a diplomacia funcionar. Por fim, a autora garante que os próximos dias serão cruciais, já que ministros da Rússia, da União Europeia, dos Estados Unidos e da Ucrânia se encontrarão em Gênova.