ASSINE
search button

Começa reunião entre Ucrânia, Rússia, UE e EUA em Genebra

Compartilhar

A reunião entre os chefes das diplomacias da Ucrânia, Rússia, União Europeia e Estados Unidos começou hoje (17) em Genebra, na Suíça, para tentar travar a escalada de violência no leste ucraniano.

Antes do encontro, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, reuniu-se separadamente com a alta representante da UE para a política externa, Catherine Ashton, e com os ministros dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andri Dechtchitsa, e russo, Serguei Lavrov.

Os Estados Unidos, a UE e a Ucrânia acusam a Rússia de organizar os manifestantes pró-russos que nos últimos dias ocuparam edifícios governamentais em várias cidades do Leste da Ucrânia, o que é negado por Moscou.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou hoje que o diálogo é a única solução na Ucrânia, reconhecendo, pela primeira vez, a presença de forças russas na Crimeia no referendo de março. "Só o diálogo, em um processo democrático, e sem recorrer às forças armadas, tanques e aviação, permite devolver a ordem à Ucrânia”, disse.

Pelo menos três pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas quando tentavam invadir um quartel militar na cidade de Mariupol, no Sudeste da Ucrânia, na noite de quarta-feira (16), anunciou o ministro do Interior, Arsen Avakov.

"Não há mortos entre os militares. Segundo informações preliminares, entre os agressores há três mortos e 13 feridos e foram detidas 63 pessoas", disse Avakov.