ASSINE
search button

Putin cobra ONU por violência no leste ucraniano

Presidente pediu posicionamento do secretário-geral Ban Ki-moon

Compartilhar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, uma clara condenação das operações antiterrorismo conduzidas pela polícia ucraniana para desocupar prédios públicos tomados por manifestantes pró-Moscou no leste do país.    

Segunda a imprensa russa, os dois líderes conversaram por telefone, e Putin alertou o sul-coreano para a situação "altamente incendiária na Ucrânia oriental". Por outro lado, Ban respondeu que o agravamento da crise prejudica "profundamente" todas as partes envolvidas e que será feito todo o esforço necessário para aliviar as tensões.    

Pelo menos quatro integrantes de grupos favoráveis à Rússia morreram nesta terça-feira (15) durante enfrentamentos com as forças de ordem ucranianas no aeroporto de Kramatorsk, no leste do país. A ação fez parte de uma ofensiva promovida pelas autoridades de Kiev contra separatistas da região.    

Para o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, a nação vizinha está à beira de uma guerra civil. "A causa da tragédia ucraniana é que as autoridades não tentaram ao menos manter a ordem pública quando foram iniciadas as ocupações dos prédios administrativos", escreveu o chefe de governo em sua página no Facebook.