Jornal do Brasil

Segunda-feira, 27 de Julho de 2015

Internacional

El País: Bolívia denuncia Chile em Haia em busca de acesso ao mar

Reportagem afirma que Evo Morales apresentou processo no Tribunal Internacional de Justiça da ONU.

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou, nesta terça-feira, uma matéria afirmando que o presidente boliviano,Evo Morales, apresentou no Tribunal Internacional de Justiça da ONU (TIJ), em Haia, o memorando do processo colocado em 2013 por seu governo contra o Chile. A Bolívia luta por uma saída para o mar, bloqueada após perder a Guerra do Pacífico (1879-1883), contra Santiago.

Segundo a reportagem, Morales pede aos juízes internacionais que reconheçam o direito de acesso ao mar e que obriguem o Chile a negociar amigavelmente um acordo rápido e efetivo. Em 2006, La Paz e Santiago teriam elaborado uma agenda com 13 pontos, que incluía a questão marítima, mas não teriam encontrado um resultado satisfatório.

A matéria cita que, de acordo com a senadora boliviana, Centa Rek López, a opinião pública chilena está dividida pela situação. “Há um grupo importante da população favorável a que cheguemos ao mar. Para a presidenta Bachelet [Chile] não é uma situação fácil e, por isso, o Tribunal da ONU é o foro adequado para resolver a diferença”, teria assegurado.

O autor destaca que, apesar da adesão chilena ao Pacto de Bogotá, que reconhece a jurisdição do TIJ, o Chile sustenta, por outro lado, que as fronteiras foram pactuadas no Tratado de Paz e Amizade de 1904, assinado pelos dois países. Além disso, Andrés Chadwick, porta-voz oficial do país, teria dito que “a demanda é alheia ao direito internacional”.

Tags: bolívia, chile, guerra, MAR, onu

Compartilhe: