ASSINE
search button

Aksionov sobre Obama: 'Que fique com os macacos'

Presidente da Crimeia faz a declaração racista no Twitter

Compartilhar

O presidente interino da Crimeia, Serghiei Aksionov, publicou um comentário racista em sua conta no Twitter contra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.    "Apareceu uma proposta para que, durante a adesão dos Estados Unidos à Rússia, Obama seja enviado para o jardim zoológico de Moscou. Que fique entre os macacos. Aprovado", dizia o texto de Aksionov. 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou mais uma vez que a Ucrânia "está a um passo de uma guerra civil". Desta vez, a declaração foi feita durante ligação telefônica para a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. 

De acordo com Putin, "a brutal escalada dos conflitos" na Ucrânia e as blitz militares organizadas contra manifestantes pró-Rússia "levaram o país à beira da guerra civil". Durante a ligação telefônica, Putin sublinhou a importância do encontro entre Rússia, Estados Unidos, União Europeia e Ucrânia programado para esta quinta-feira, 17, em Genebra. 

O presidente russo também denunciou "os recursos inconstitucionais usados contra as manifestações pacíficas" dos partidários da Rússia por parte das autoridades ucranianas.    Reforçou ainda a necessidade de estabilizar a economia da Ucrânia e da continuação do fornecimento de gás russo à Europa. 

Putin também afirmou ser inaceitável o uso da força contra os protestos na Ucrânia em chamada telefônica ao primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, além de declarar que a escalada de violência "é fruto da polícia irresponsável de Kiev, que ignorou os direitos e interesses legais dos habitantes russófonos no país".