Jornal do Brasil

Sábado, 22 de Novembro de 2014

Internacional

The Diplomat: Olhando para além do Brasil

A revista japonesa discute um novo posicionamento da Índia em relação à América do Sul.

Jornal do Brasil

A revista japonesa "The Diplomat", que trata de assuntos da região asiática, lançou no último sábado (12) uma reportagem sobre o direcionamento da Índia em relação à América Latina. Se por muitos anos o foco foi o Brasil, estaria na hora de uma mudança.

A matéria garante que a América Latina tem muito a oferecer a Índia, em áreas como energia, compartilhamento de conhecimentos e cooperação em fóruns multilaterais sobre problemas como a mudança climática e meio ambiente. Com exceção do Brasil, Cuba e Chile, o autor destaca que a Índia não deu a atenção devida a outras nações, mesmo aquelas cujos Chefes de Estado já visitaram o país.

De acordo com o artigo, o foco no Brasil não surpreende, já que os dois países são economias emergentes muito importantes e parceiros em vários fóruns, com uma interdependência diplomática crescente. Apesar disso, o comércio e os laços econômicos com outras nações, como a Venezuela, México, Argentina, Peru e Colômbia estaria crescendo gradualmente.

O autor encerra a reportagem reafirmando a necessidade do próximo governo indiano de selar o potencial econômico de toda a região da América Latina, ao mesmo tempo alavancando seus pontos fortes, como serviços, para reforçar sua presença na região.

Tags: brasil, bric, economia, índia, política externa, the diplomat

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.