ASSINE
search button

Presidente interino da Ucrânia convoca Conselho de Segurança

Compartilhar

O presidente interino da Ucrânia, Olexandre Turchinov, convocou neste sábado (12) o Conselho de Segurança. Segundo o ministro do Interior, Arsen Avakov, ocorrem combates em várias cidades do Leste do país. A reunião do Conselho está prevista para as 21h (hora local), informou a Presidência. 

Em sua página no Facebook, Avakov denunciou “uma agressão da Federação da Rússia”. Segundo o ministro, ocorrem combates, principalmente na cidade de Kramatorsk, na província de Donetsk, onde desconhecidos dispararam contra a administração local. “A polícia responde. Continuam os tiroteios”, acrescentou.

>> Manifestantes pró-Rússia tomam sede de polícia na Ucrânia

Em Krasny Liman, também na província de Donetsk, “combatentes armados” atacaram a polícia com “armas de fabricação russa AK100, de uso restrito das Forças Armadas”, disse o ministro. De acordo com ele, as autoridades ucranianas consideram os acontecimentos de hoje uma agressão da Federação russa.

Os ativistas pró-russos lançaram nova ofensiva no Leste da Ucrânia, tomando praticamente o controle da localidade de Slaviansk, enquanto manifestantes entraram, sem resistência, na sede da polícia da cidade de Donetsk.

Os separatistas, que ocupam há seis dias a sede da administração regional em Donetsk e a dos serviços de segurança em outra cidade do Leste, Lougansk, exigem a unificação com a Rússia ou, pelo menos, um referendo sobre maior autonomia regional.

A Rússia já alertou Kiev contra qualquer repressão violenta do movimento, que norte-americanos e ucranianos a acusam de orquestrar.