Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Internacional

Maduro quer diálogo 'respeitoso' com oposição

Presidente pediu coexistência de capitalismo e socialismo

Agência ANSA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesta quinta-feira (10) que vai propor à oposição o início de um diálogo "respeitoso e em paz", que permita à coexistência dos "modelos socialista e capitalista" no país.    

"Vou propor que se inicie um processo de diálogo respeitoso, em paz, de coexistência pacífica dos dois modelos que existem na Venezuela, o socialismo bolivariano humanista e o que eles representam", disse o mandatário em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e televisão.

Além disso, Maduro afirmou que é importante escutar a oposição para que o debate retorne ao caminho constitucional e democrático. No entanto, ele denunciou que setores contrários ao governo defendem o boicote ao diálogo.

"Tomara que não venham com nenhuma armadilha para virar a mesa, apenas sentem-se e trabalhem por essa nação. Eu tenho boas surpresas para a oposição, não tenho nenhum truque na manga", acrescentou o presidente.

Vaticano

O núncio apostólico em Caracas, Aldo Giordano, vai acompanhar em nome do Vaticano as tratativas entre os dois lados, segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Tags: capitalismo, maduro, oposição, socialismo, Venezuela

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.