Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Internacional

Eleições indianas têm grande participação popular

Considerado o maior do mundo, pleito só acabará em 12 de maio

Agência ANSA

A "super quinta" das eleições legislativas da Índia foi concluída com uma grande presença popular, principalmente na capital, Nova Délhi, onde 64% das pessoas com direito a votar participaram do pleito, e no estado meridional de Kerala, onde o número foi de 74%.

As urnas foram fechadas às 18h locais (8h30 no horário de Brasília) e não ocorreram incidentes graves. Essa foi a terceira etapa da maratona eleitoral do país, considerada a maior do mundo, já que a nação possui aproximadamente 800 milhões de eleitores. 

A nona e última fase está marcada para o dia 12 de maio, enquanto a contagem dos votos deve começar em 16 do mesmo mês. Nesta quinta-feira (10), o pleito foi realizado em 14 estados e territórios. Sonia Ghandi, líder do governista Partido do Congresso da Índia, ao qual pertence o primeiro-ministro Manmohan Singh, votou em Nova Délhi, ao lado dos filhos Priyanka e Rahul, sendo este último o nome da legenda para assumir o governo.    

No entanto, o favorito para vencer o pleito é o nacionalista hindu Narendra Modi, do opositor Bharatiya Janata Party (BJP). A Câmara Baixa do Parlamento indiano (Lok Sabha) tem 534 assentos, e qualquer sigla ou coalizão precisa ter um mínimo de 272 deputados para formar um novo gabinete.

Tags: eleição, fases, índia, pleito, votos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.