Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Internacional

Carro-bomba explode em frente ao BC de Atenas

Agência ANSA

Um carro-bomba explodiu nesta quinta-feira (10) em frente da sede do Banco Central da Grécia, em Atenas, causando alguns danos mas nenhuma vítima.

    A bomba foi colocada dentro de um carro estacionado na frente do prédio que hospeda o Banco Central, perto dos escritórios da União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

    A explosão aconteceu nesta manhã e foi ouvida em uma grande região da capital grega.

    Segundo os investigadores, o carro, um Nissan, foi carregado com ao menos 75 quilos de explosivo. Uma hora antes da explosão, o site de notícias Zougla e o jornal Efymerida ton Syndakton receberam um telefonema anônimo que advertia sobre a explosão.

    O atentado, que ate agora não foi reivindicado, acontece no dia do retorno da Grécia nos mercados internacionais depois de quatro anos de ausência e na véspera da visita em Atenas da chanceler alemã, Angela Merkel.

    Christodoulus Xiros, um dos ex-chefes do grupo extremista de esquerda grego "17 novembro", já dissolvido, responsável por 23 homicídios entre 1975 e 2000 e que fugiu da prisão em janeiro passado, é um dos principais suspeitos de realizar o ataque.

    A informação é da imprensa local que citam fontes da polícia, segundo as quais Xiros está em primeiro lugar na lista dos suspeitos pois é um dos poucos que tem o conhecimento técnico para este tipo de atentado.

    Por sua vez, o porta-voz do governo, Simos Kedikoglou, disse que "os terroristas não alcançarão seu objetivo".(ANSA)

Tags: Atentado, banco, central, Explosão, grécia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.