Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

Internacional

'Busco me reeleger pela paz', afirma presidente da Colômbia

Juan Manuel Santos lidera pesquisa para pleito no dia 25 de maio

Agência ANSA

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou nesta quinta-feira (10) que, se não fosse pelo processo de paz que ele estaria guiando com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), não estaria tentando a reeleição. 

"Se não fosse pela paz, não teria me candidatado", declarou. Atualmente, ele lidera as intenções de votos para o pleito no dia 25 de maio. "Eu não posso deixar o país sem terminar esse processo porque isso será histórico. Se não fosse pelo processo de paz, eu estaria totalmente satisfeito com os resultados que obtive nesses quatro anos", disse Santos à rádio FM.    

O presidente disse que vê "vontade" por parte das Farc "para chegar aos acordos" e sustenta que os diálogos com a organização seguem por "bons caminhos", apesar das constantes críticas de setores políticos do país.    

Santos assegurou que as tropas sabem "mais ou menos onde está Timochenko", chefe máximo das Farc. Porém, admitiu que "pensaria duas vezes" antes de ordenar um ataque ao seu acampamento, justamente pelo avanço conquistado através do processo de paz.    

Há mais de um ano, o governo colombiano e as Farc seguem com debates sobre a paz em Havana (Cuba) para por fim aos mais de 50 anos de conflitos armados no país.

Tags: Eleições, Farc, governo colombiano, negociações, presidente

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.