Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Internacional

Netanyahu suspende cooperações com ANP após impasse

Agência ANSA

Após o aumento da tensão nas negociações de paz no Oriente Médio, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, decidiu suspender cooperações com a Autoridade Nacional Palestina (ANP). Segundo o site Ynet, o procedimento diz respeito aos ministérios que se ocupam de questões civis e econômicas, mas não àqueles que tratam de segurança ou do contato diplomático entre os dois lados.    

Em entrevista à ANSA, o porta-voz da ANP, Ihab Bassiso, disse que tal medida não representa apenas "uma ilegítima pressão sobre os líderes palestinos", mas também mina as bases para tratativas no futuro. "O bloqueio das relações não terá apenas efeitos negativos sobre serviços ligados à saúde e à agricultura, mas também sobre todas as atividades de cooperação com as agências humanitárias e de desenvolvimento internacional", afirmou.

As negociações foram interrompidas após Israel negar a libertação de um grupo de prisioneiros palestinos e decidir construir 700 novas residências em um assentamento na Cisjordânia. Em resposta, a ANP pediu o ingresso em 15 entidades da Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, colocou o governo israelense como principal responsável pelo impasse.

Tags: crise, Israel, negoiação, PALESTINOS, premier

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.