Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Internacional

Francisco vai abençoar 'cruz de Lampedusa'

Agência ANSA

Durante a audiência geral marcada para amanhã (9) no Vaticano, o papa Francisco irá abençoar uma cruz feita com a madeira de barcos de imigrantes ilegais que partiram da costa da Líbia rumo à ilha italiana de Lampedusa, no Mar Mediterrâneo.

Com 60 kg, 2,80 metros de altura e 1,50 metro de comprimento, o objeto iniciará na Praça São Pedro uma viagem por toda a Itália para levar uma mensagem de solidariedade e paz entre comunidades, paróquias, culturas, cidades e religiões. 

Denominada "Viagem da cruz de Lampedusa", a iniciativa é promovida pela fundação Casa dello Spirito e delle Arti (Casa do Espírito e das Artes), de Milão, que busca proporcionar cultura para as camadas mais frágeis da sociedade, principalmente crianças e jovens necessitados.

Após a peregrinação, a cruz, que foi realizada pelo carpinteiro de Lampedusa Franco Tuccio, será instalada definitivamente na igreja de Santo Stefano, na capital da Lombardia.

Em outubro do ano passado, o naufrágio de uma embarcação com imigrantes ilegais que se dirigia à região deixou 366 mortos. A ilha está localizada a 113 km da costa da Tunísia e a 205 km da Sicília, estando mais próxima da África do que do restante da Itália.

Recentemente, o ministro italiano do Interior, Angelino Alfano, declarou que, em 2014, entre 300 mil e 600 mil africanos devem tentar cruzar o Mar Mediterrâneo ilegalmente para entrar na Europa.

Tags: bençãos, ilegais, imigrantes, papa, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.