Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Internacional

Corte turca determina fim do bloqueio ao Twitter

Agência ANSA

A Corte Constitucional da Turquia determinou nesta quarta-feira (2) o fim do bloqueio ao Twitter que tinha sido imposto há duas semanas pelo governo do premier Recep Tayyip Erdogan. A sentença foi imediatamente transmitida à Autoridade Turca de Telecomunicações (TIB), que tinha colocado em prática a proibição no dia 20 de março.    

Segundo o jornal local Hurriyet, o tribunal julgou que a medida viola os direitos dos usuários. Erdogan havia ordenado o veto à rede social após começaram a surgir na web uma série de denúncias contra ele e outros personagens da administração federal, que são acusados de corrupção.    

O primeiro-ministro estava preocupado que as revelações pudessem prejudicar o desempenho da sua legenda, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), nas eleições municipais do último final de semana. A sigla acabou saindo vitoriosa nas duas principais cidades do país, Istambul e Ancara.    

Em 26 de março, também para evitar a divulgação de novas denúncias, o governo vetou o acesso ao YouTube. Em junho do ano passado, durante os protestos do parque Gezi, o premier já tinha prometido bloquear as redes sociais, dizendo que elas são uma "ameaça para a sociedade".

Tags: internet, Redes, sentença, Tribunal, turquia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.