Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014

Internacional

John Kerry cancela visita a Ramallah e Jerusalém

Agência ANSA

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, cancelou a visita a Ramallah, na Palestina, e Jerusalém, em Israel, que estava programada para amanhã (2).    

Segundo o jornal Haaretz, o motivo seria a decisão da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de pedir sua adesão a 15 entidades da Organização das Nações Unidas (ONU).    

De acordo com a agência Maan, o presidente da ANP, Mahmud Abbas, resolveu recorrer à ONU após o governo israelense se recusar a soltar um grupo de presos palestinos. "Não fazemos isso contra os Estados Unidos, mas é nosso direito. Nós nunca estaremos de acordo a renunciar aos nossos direitos", declarou o líder.    

As negociações mediadas pelos Estados Unidos prevêem que a Palestina não recorra a organismos internacionais para ser reconhecida. Kerry viajaria para Ramallah e Jerusalém para tentar fazer com que as tratativas se prolongassem até o final de 2014.    

Por outro lado, para continuar conversando, os palestinos exigem a libertação de militantes presos e o congelamento da construção de colônias por Israel, que por sua vez pede que o espião Jonathan Pollard, detido nos EUA, seja solto.

Tags: americano, estado, israelenses, secretário, viagem

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.