Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

Internacional

Canonização de João Paulo II poderá ter a presença de Bento XVI

Agência ANSA

Marcada para o dia 27 de abril na praça São Pedro, no Vaticano, a canonização dos beatos João XXIII e João Paulo II promete ser um evento inesquecível para os católicos e admiradores dos dois pontífices. Existe uma grande expectativa de que a cerimônia comandada pelo papa Francisco tenha também a presença do papa emérito Bento XVI, em uma celebração que será transmitida para o mundo todo em tecnologia HD, 3D e Ultra HD.    

Produzido pelo Centro Televisivo Vaticano, o evento será acompanhado por nove satélites (mais do que nas Olimpíadas de Inverno de Sóchi) e 34 câmeras. As imagens estarão nas telas de 500 salas de cinema de 20 países, sendo 120 delas só na Itália. O objetivo da Santa Sé é atrair e envolver todos aqueles que não poderão estar na praça São Pedro.    

Quanta à presença de Joseph Ratzinger, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que o papa emérito foi convidado, mas acrescentou que ainda é muito cedo para ter certeza de que ele estará ao lado de Francisco no dia em que João XXIII e João Paulo II virarão santos. "Claro que há uma certa expectativa para uma eventual presença de Bento XVI, após ele ter aparecido no consistório e o Papa ter dito que ele é uma instituição da Igreja. Mas ainda falta um mês, deixemos que ele avalie serenamente", afirmou.    

O consistório mencionado por Lombardi ocorreu em 22 de fevereiro deste ano, ocasião em que o Pontífice nomeou 19 novos cardeais -- incluindo o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta -- na Basílica de São Pedro. Esse foi o primeiro evento público em que os dois apareceram juntos.    

A entrada de fiéis na praça para acompanhar a canonização de 27 de abril será liberada para todos aqueles que estiverem no Vaticano, que não terão que solicitar entradas. Segundo o porta-voz da Santa Sé, não existe uma expectativa quanto à quantidade de pessoas que acompanharão a cerimônia, mas a cifra pode ultrapassar os 200 mil.    

Um dia antes da celebração, ainda deverá ocorrer uma "noite branca" de orações, quando as igrejas de Roma estarão abertas para quem desejar se confessar. 

Tags: beatificação, cerimônia, papas, praça, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.