Jornal do Brasil

Sábado, 26 de Julho de 2014

Internacional

Papa Francisco está entre os 50 intelectuais mais influentes

Agência ANSA

Após aparecer na capa da "Time" como "homem do ano", o papa Francisco foi incluído na prestigiada lista dos 50 intelectuais mais influentes do mundo, publicada pela "Prospect", revista mensal de política e cultura do Reino Unido. Ao lado do Pontífice figuram pensadores do calibre do sociólogo alemão Jürgen Habermas, de Peter Higgs, vencedor do Nobel de Física de 2013 por descobrir o bóson de Higgs, e da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.    

Os 50 nomes serão submetidos a uma votação online para eleger o primeiro colocado, e Francisco é tido como um dos favoritos para vencer. No ano passado, o ganhador foi Richard Dawkins, um dos maiores teóricos do ateísmo. "O Papa guiou, de modo particular, a regeneração do Vaticano e capturou o estado de ânimo das pessoas. Ele não está na lista como religioso, mas sim como pensador, como alguém que está procurando avaliar os efeitos sociais do livre mercado, que se tornou hegemônico no ocidente nos últimos 20 anos", disse Jonathan Derbyshire, diretor da publicação.    

Na relação estão presentes 17 economistas, 13 filósofos, três cientistas, três especialistas em tecnologia, além de empreendedores, escritores e ativistas.

Tags: britânica, líderes, papa, ranking, revista

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.