Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

ONU aprova resolução contra anexação da Crimeia à Rússia

Agência Brasil

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (27) uma resolução sobre a Ucrânia na qual solicita a suspensão de medidas que impliquem a interrupção parcial ou total da unidade nacional e da integridade territorial do país. O texto, claramente direcionado à Rússia, não menciona o nome do país e foi aprovado com 100 votos a favor, 11 contra e 58 abstensões. Vinte e quatro nações não participaram da votação.

O documento ressalta que o referendo realizado na Crimeia, no qual se votou a separação da península da Ucrânia e sua anexação à Rússia, não tem validade e não pode constituir a base para qualquer alteração do Estatuto da República Autônoma da Crimeia ou da cidade de Sebastopol, ambas consideradas território do governo russo.

A aprovação da resolução na Assembleia Geral da ONU formaliza uma posição da comunidade internacional contra a anexação feita pela Rússia e de apoio à integridade do território ucraniano. Nos últimos dias, Estados Unidos e União Europeia já tinha rejeitado mais firmemente a ação russa e proposto sanções ao país.

Tags: capital, crise, mortes, política, UCRÂNIA

Compartilhe:

Comentários

1 comentário
  • fauzi amim salmem

    Vou comentar para a redação, porque não são publicados, pelo menos nada vejo no meu computador.A ONU não levou em conta o fato do descumprimento do acordo dos então opositores, com a Rússia e com o governo deposto, mesmo tendo sido o estopim do endurecimento russo. Então, a Rússia poderá pedir um Referendo da população da Ucrânia ao novo governo, divulgando com clareza as posições do governo anterior e o do atual. Se o fizer, a ONU terá de mandar a Ucrânia promover a votação, senão perderá a credibilidade e a violência poderá espraiar-se.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.