Jornal do Brasil

Quarta-feira, 3 de Setembro de 2014

Internacional

Obama se reúne com Papa Francisco no Vaticano

Agência ANSA

 "Obrigado, obrigado" foram as primeiras palavras do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao papa Francisco, com quem se reúne na manhã desta quinta-feira (27) no Vaticano.

Pouco antes de iniciar o encontro, Jorge Margio Bergoglio se dirigiu a Obama, em inglês, dizendo: "Bem-vindo, senhor presidente".

Ao ingressar no Vaticano, o mandatário norte-americano foi recebido pelo monsenhor Georg Gaenswein.

O encontro do Papa com Obama, durou cinquenta minutos, com a presença de interpretes.

No final do encontro, Francisco se despediu do presidente norte-americano com um forte aperto de mão no hall da biblioteca pontifícia.

Barack Obama se reúne com papa Francisco 
Barack Obama se reúne com papa Francisco 

Por sua vez, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse ao Papa, ao cumprimentá-lo, que é "seu grande admirador".

"É um prazer encontrá-lo, sou um seu grande admirador, inclusive como católico", disse Kerry.

A chegada de Obama também foi marcada por alguns protestos realizados na Via della Conciliazione. As manifestações, porém, não geraram caos e não repercutiram na visita do mandatário.

Um cidadão italiano foi preso pela política durante um dos protestos, o qual pedia a libertação do ativista Leonard Peltier, o qual foi condenado à prisão perpétua pelo homicídio de dois agentes do FBI. Ele cumpre pena desde 1977.

Outra pequena manifestação, a qual reuniu ambientalistas, pedia que Obama tomasse partido contra a construção do oleoduto de Keystone, entre Canadá e Miami.

Depois da reunião com o papa Francisco, Obama será recebido no Palácio do Quirinale pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano. Em seguida, irá para a Villa Madama se encontrar com o primeiro-ministro Matteo Renzi. Por volta das 17h locais, o norte-americano também fará uma visita guiada ao Coliseu, momento histórico e cultural de Roma. (ANSA)

Tags: católico, Francisco, igreja, papa, pontífice

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.