Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Internacional

Obama se reunirá com Papa, Renzi e Napolitano

Agência ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terá a agenda cheia em sua rápida passagem pela Itália nesta quinta-feira (27). Na manhã italiana, Obama irá ao Vaticano se encontrar o papa Francisco, onde deverá discutir com o Pontífice formas de combater a pobreza e a crescente desigualdade social no mundo. 

Ao chegar em Roma, na noite desta quarta-feira (26), Obama deu uma entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, e demonstrou sua admiração por Francisco. "O Papa faz desafios e implora para que se lembre dos pobres. Ele convida a parar e a refletir sobre a dignidade humana", destacou o mandatário. Ele ainda afirmou que chega a Roma "para escutá-lo, pois o seu pensamento é precioso para entender como podemos vencer o desafio contra a pobre extrema e para diminuir as desigualdades". 

Após o encontro no Vaticano, Obama segue para Roma, onde se encontrará com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e na sequência com o primeiro-ministro, Matteo Renzi. O embaixador dos EUA em Roma, John Phillips, declarou que Obama "está feliz por reencontrar o seu velho amigo, o presidente Giorgio Napolitano, a quem considera como uma rocha de estabilidade e integridade para o país". 

Ele ainda destacou que o presidente "ama muito Roma". Obama também elogiou Renzi, em entrevista ao mesmo jornal, destacando o empenho dele para iniciar sua primeira missão internacional na Tunísia. Ele afirmou que a atitude é um "sinal de que queremos reforçar a liderança que a Itália exerce no Mediterrâneo, do Líbano à Líbia. E quero desmentir que os Estados Unidos estão pensando em reduzir a presença italiana no local. Quero ser muito claro em relação a isso: o nosso empenho na área não diminui, mas sim, cresce". 

O presidente norte-americano está hospedado na Villa Taverna, a residência oficial do embaixador dos EUA em Roma. Diversas pessoas esperavam pelo presidente no local, ao que Obama retribuiu com um aceno ao grupo.    

Tags: EUA, Francisco, itália, presidente, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.