Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Internacional

Chanceleres da Unasul se reúnem na Venezuela em busca de diálogo e paz no país

Agência Brasil

Começa hoje (25) em Caracas, na Venezuela, a Conferência Nacional de Paz com a participação dos chanceleres dos países que compõem a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, que viajou ontem para a Venezuela, a intenção do grupo é apoiar e acompanhar um diálogo nacional que leve a um clima de tranquilidade.

Desde o início de fevereiro, quando começaram os protestos pelo país, os órgãos oficiais registraram 36 mortos, mais de 400 feridos e quase 2 mil pessoas detidas. A situação no país se agravou depois que, no dia 12 de fevereiro, uma manifestação contra o governo do presidente Nicolás Maduro resultou em três mortes e vários feridos.

Liderados pelo oposicionista radical Leopoldo López, presidente do partido de direita Voluntad Popular, milhares de venezuelanos foram às ruas criticar o governo, que enfrenta um período de alta inflação, escassez de produtos básicos, como papel higiênico, e insegurança. Outros milhares também saíram às ruas em defesa de Maduro, aumentando ainda mais o clima de instabilidade no país.

A Comissão de Chanceleres da Unasul foi estabelecida em 12 de março de 2014, durante a Reunião Extraordinária do Conselho de ministros das Relações Exteriores do bloco, em Santiago, no Chile. A ideia é tentar mediar um diálogo entre o governo e a oposição na busca da estabilidade política da Venezuela. Maduro disse na semana passada que o grupo deve respaldar a democracia e a paz no país. A conferência com a presença dos chanceleres está marcada para hoje e amanhã.

Tags: CONFLITO, crise, CÚPULA, encontro, maduro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.