Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Internacional

Papa: "João Paulo II fez o bem por meio do sofrimento"

Agência ANSA

A pouco menos de um mês da canonização de João Paulo II, marcada para 27 de abril, o Papa Francisco recordou Karol Wojtyla em uma audiência do Conselho Pontifício para os Agentes de Saúde, dizendo que ele "viveu e testemunhou" as palavras "Fazer o bem por meio do sofrimento".

"O seu magistério foi vivo, ao qual o povo de Deus retribuiu com tanto afeto e tanta veneração, reconhecendo que Deus estava com ele", afirmou o Papa. Assim como João XXIII, João Paulo II se tornará santo em uma cerimônia que acontecerá na praça São Pedro, no Vaticano.

Como parte das celebrações pela canonização, a capital da Bósnia-Herzegóvina, Sarajevo, ganhará uma estátua de Wojtyla feita em alumínio. O monumento de três metros de altura será inaugurado no dia 30 de abril em frente à catedral católica da cidade, e será também uma homenagem aos seus esforços pela paz no país, que enfrentou uma sangrenta guerra no início dos anos 1990 para conseguir se separar da antiga Iugoslávia.

Durante seu pontificado, João Paulo II visitou a Bósnia em duas ocasiões e mencionou a nação exatas 263 vezes em seus discursos. Além disso, o Vaticano foi um dos primeiros Estados a reconhecer a independência do país, ainda em 1992.

Tags: CANONIZAÇÃO, cerimônia, Francisco, preparativos, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.