Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Internacional

Ucrânia e UE assinam acordo político

Agência ANSA

Os líderes da União Europeia (UE) assinaram nesta sexta-feira (21) com o primeiro-ministro ucraniano interino, Arseni Yatseniuk, a parte política do Acordo de Associação com a Ucrânia.

    O anúncio foi realizado pelo presidente da UE, Herman Van Rompuy, através de mensagem no Twitter, na qual afirmou que esta ação "simboliza a importância das relações e a vontade de prosseguir adiante".

    A parte política do acordo entre o bloco europeu e a Ucrânia inclui capítulos sobre os valores democráticos e sobre a política exterior e de segurança, em particular uma cooperação reforçada sobre questões regionais, prevenção de conflitos, gestão das crises, armas de destruição em massa e desarmamento. Os líderes da UE se comprometeram a assinar os capítulos referentes a economia-comercial, energética e sobre a liberação dos vistos, depois das eleições presidenciais ucranianas marcadas para maio, já o primeiro encontro de diálogo entre a UE e a Ucrânia acontecerá em abril. A assinatura de hoje, destaca Van Rompuy "reconhece as aspirações do povo ucraniano em viver em um país governado por valores, da democracia e do estado de direito e o forte desejo popular por uma vida decente como nação, para um estilo de vida europeu".(ANSA)

Tags: CONFLITO, crise, política, protesto, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.