Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Internacional

Fragmentos de relíquia de Wojtyla voltam para igreja

Agência ANSA

Serão devolvidos amanhã (22) à Cúria da Arquidiocese de L'Aquila os fragmentos da relíquia do papa João Paulo II, roubadas da igreja de São Pedro da Ienca, em L'Aquila, na região dos Abruzos. As peças haviam sido recuperadas pela polícia no dia 30 de janeiro. O retorno dos fragmentos foi possível graças ao procurador-adjunto, David Mancini, que emitiu um decreto de restituição de todo o material religioso encontrado pelos policiais. O evento contará com a presença de autoridades eclesiásticas e dos representantes da polícia e será aberta ao público e à imprensa.    

A relíquia foi roubada da igreja entre os dias 25 e 26 de janeiro por três jovens que, achando que haviam encontrado um objeto com grande valor de mercado, roubaram todas as peças da relíquia. Ao perceberem que as peças não tinham ouro e não tinham valor para revenda, eles se desfizeram de parte do objeto, deixando-os próximos à basílica de Santo Maria de Collemaggio. 

Os demais itens da relíquia foram encontrados na casa dos assaltantes, mas só foi recuperada parte do tecido que contém sangue de Karol Wojtyla. Desde o início, os três jovens colaboraram com a polícia, sendo descartada qualquer hipótese de roubo premeditado. Dois deles são viciados em drogas e estavam buscando mais dinheiro para comprar drogas. 

A ideia do roubo veio de um dos jovens, que trabalhava como eletricista na região da igreja e achou que o objeto teria valor comercial.

Tags: Devolução, igreja, joão paulo, Objetos, roubados

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.