Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Internacional

Obama volta a cobrar Teerã sobre programa nuclear

Agência ANSA

Em uma mensagem direcionada ao povo iraniano por conta do Noruz, o Ano Novo do calendário persa, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a pedir para Teerã "aproveitar o momento" e cumprir suas obrigações internacionais com relação ao seu controverso programa nuclear.

"Que esse Noruz possa marcar não apenas o início de um novo ano, mas também de um novo capítulo na história do Irã e do seu papel no mundo", disse o mandatário em uma nota divulgada pela Casa Branca. Segundo o comunicado, desde que ele assumiu o poder nos EUA, sempre ofereceu ao governo iraniano uma oportunidade de estabelecer novas relações entre as duas nações.

Em setembro do ano passado, Obama ligou para o presidente do Irã, Hassan Rohani, no que foi o primeiro diálogo entre os líderes dos dois países desde a Revolução Islâmica de 1979. "Como eu já disse, não tenho ilusões, mas estou disposto a usar a diplomacia porque acredito que existam bases para uma solução prática", acrescentou o norte-americano, ressaltando que para se chegar a um acordo Teerã precisa dar passos "significativos e verificáveis" para assegurar ao mundo que o seu programa nuclear é pacífico.

Tags: Americanos, crise, iranianos, nucleares, Usinas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.