Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Internacional

Obama pede para Abbas 'assumir riscos'

Agência ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrou nesta segunda-feira (17) na Casa Branca com o líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas. No encontro, o mandatário norte-americano afirmou que para chegar a um acordo de paz é preciso "assumir riscos", uma mensagem também direcionada ao premier de Israel, Benjamin Netanyahu.    

Há duas semanas, Obama já tinha recebido o primeiro-ministro em Washington e pediu-lhe para tomar "decisões difíceis", em uma tentativa de destravar as negociações entre os dois lados. "Se Israel quer realmente mostrar-se como um Estado sério, deve manter seu compromisso de libertar os prisioneiros palestinos, como estava previsto", afirmou Abbas.    

Segundo a imprensa árabe, entre os detidos mencionados estaria Marwan Barghouti, chefe do Tanzim, braço armado do Fatah durante a Segunda Intifada, e Ahmed Sadat, líder da Frente Popular para a Libertação da Palestina (Fplp), ambos condenados à prisão perpétua por terrorismo pela Justiça hebraica.    

Contudo, apesar do impasse nas negociações, o presidente de Israel, Shimon Peres, elogiou Abbas antes do encontro com Obama e disse que ele é um "verdadeiro parceiro pela paz". "Abbas é um homem de princípios, que se opõe à violência e ao terror", declarou. 

Tags: . palestina, Abbas, alerta, EUA, Obama

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.