Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Internacional

Ucrânia assinará acordo político com União Europeia

Assinatura de trecho será realizada em 21 de março, diz premier

Agência ANSA

A parte política do acordo de associação e livre intercâmbio entre Ucrânia e União Europeia (UE) será assinado em 21 de março, em meio à Cúpula do bloco, anunciou hoje, dia 15, o premier ucraniano, Arseni Iatseniuk.    

Em vídeo difundido pelas televisões locais, o primeiro-ministro que voltou nesta sexta-feira de uma viagem pela Europa e pelos EUA, disse que "manteve um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy".    

"Estamos de acordo sobre o fato de que a parte política do acordo de associação entre a Ucrânia e a UE deve ser assinado durante a reunião", disse, acrescentando que a parte econômica será firmada "mais para frente".    

O rechaço da assinatura do acordo em novembro foi o estopim da revolta contra o governo que culminou na destituição do ex-presidente Viktor Yanukovich.   

Rússia 

Milhares de pessoas saíram às ruas de Moscou, em uma manifestação de caráter pacífico e autorizada pelo governo, para protestar contra a política de Vladimir Putin na crise ucraniana, especialmente no que diz respeito à Crimeia.    

Violência 

Ao menos duas pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em decorrência de enfrentamentos entre a população e membros de uma organização paramilitar ucraniana na cidade de Karkhiv, no leste do país. 

Tags: arseni iatseniuk, conselho europeu, herman van rompuy, karkhiv, viktor yanukovich

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.