Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Internacional

Irã e Rússia acertam construção de duas centrais nucleares

Agência Brasil

O Irã e a Rússia chegaram a um acordo preliminar para a construção de duas centrais de energia nuclear em Bushehr, anunciou um porta-voz da Organização Iraniana para a Energia Atômica (Oiea), citado pela agência de notícias Irna.

A Rússia já concluiu a construção da primeira central nuclear de 1.000 megawatts em Bushehr, uma península ao Sul do Irã, na costa do Golfo, que foi entregue aos iranianos em setembro do ano passado.

O acordo, ainda em fase preliminar, deverá ser assinado em breve pelo presidente da Oiea, Alá Akbar Salehí, e pelo presidente da empresa russa, Sergei Kiriyenko, de acordo com o porta-voz.

O vice-presidente da agência russa já está em Teerã para debater os detalhes do acordo, noticia a Efe.

Moscou ajudou Teerã a implantar a única central nuclear que o país detém, situada em Bushehr, cidade que acolherá as duas novas centrais.

Devido à oposição do Ocidente, a construção das centrais nucleares deverá demorar anos e está prevista para começar em abril.

O programa nuclear do Irã gera muitas dúvidas para as potências ocidentais. O país alega que precisa ampliar suas centrais nucleares para fazer face ao aumento da procura de energia, e que negocia com os principais países mais transparência para responder às dúvidas sobre o seu programa nuclear.

Tags: acordo, central, Moscou, nuclear, Usina

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.