Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Internacional

Posse de Michelle Bachelet é um momento especial, afirma Dilma

Presidente brasileira diz que chilena é amiga e parceira do Brasil

Jornal do Brasil

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (11), após encontro com a delegação de atletas que disputa os jogos Sul-Americanos no Chile, que a posse de Michelle Bachelet é um momento especial.

“Eu acho que é um momento especial. Veja que esse continente é um continente que está dando passos expressivos no sentido de se afirmar. E aqui nós temos a eleição, e agora a posse da Michelle Bachelet pela segunda vez. Ela teve um excepcional governo no seu primeiro mandato, foi diretora-executiva da ONU Mulher (…) e para nós é um momento de muito orgulho estar aqui vendo mais uma vez uma das líderes mais importantes da América Latina assumir a direção de um país como o Chile”.

Dilma Rousseff também afirmou desejar ampliar a relação com o Chile e estimular o processo de integração regional.

Dilma Rousseff durante encontro com a presidenta eleita do Chile, Michelle Bachelet
Dilma Rousseff durante encontro com a presidenta eleita do Chile, Michelle Bachelet

“O Chile tem todo um significado para o Brasil (…) essa relação é uma relação que nós vamos querer ampliar, é um processo de relacionamento que significa não só investimentos direto de empresas brasileiras aqui, mas de empresas chilenas lá no Brasil. E também é o grande processo de integração regional. Porque a integração regional, ela serve para várias coisas, mas, sobretudo, para construir um ambiente de desenvolvimento, de inclusão social e de democracia nos nossos países”.

Em sua conta no Twitter, Dilma disse que Brasil e Chile irão aprofundar ainda mais as relações com um novo mandato de Michelle Bachelet. Dilma afirmou que ela é uma amiga e parceira do Brasil.

“Estou hoje no Chile para assistir à posse de Michelle Bachelet como presidenta da República do Chile. A presidenta Michelle Bachelet é amiga e parceira do Brasil. O Chile é o 3ª parceiro comercial do Brasil na América Latina, atrás somente da Argentina e do México. Além disso, o Brasil é, atualmente, o principal destino dos investimentos externos do Chile, com cerca de US$ 22 bilhões. Estou certa que o meu governo e o de Michelle Bachelet irão aprofundar ainda mais as relações entre nossos países”.

Tags: chilena, dilma, michelle, posse, presidente

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.