Malaysian Airlines: encontrada no mar peça que pode ser de avião
Um objeto que pode ser parte do avião da Malaysian Airlines que desapareceu no sábado, com 239 pessoas a bordo, foi avistado por um avião da marinha vietnamita. A informação foi divulgada pela Autoridade de Aviação Civil do Vietnã neste domingo.
Mais aviões serão enviados ao local para investigar a possibilidade de a peça ser mesmo da aeronave desparecida.
Dois europeus que tiveram seus passaportes roubados na Tailândia estavam na lista do voo da Malaysian Airlines, mas não haviam embarcado no avião. A informação foi confirmada por funcionários do Ministério do Exterior em Roma e de Viena. O avião seguia para Pequim, a partir de Kuala Lampur.
Os nomes dos donos de passaporte, que não estavam na aeronave, foram divulgados na lista de passageiros do voo. Um deles, italiano, estava viajando na Tailândia e o outro, austríaco, estava no país natal.
>> Vietnã acha rastros de combustível após sumiço de avião
Autoridades da Malásia que investigam o desaparecimento não descartam que o terrorismo - ou quaisquer outras causas - pode ser responsável pelo sumiço da aeronave. O diretor de Aviação Civil da Malásia disse em entrevista coletiva que as autoridades haviam revisado imagens das câmeras de segurança dos passageiros e suas bagagens e não tinham encontrado nada "preocupante". O primeiro-ministro, Najib Razak, porém, advertiu que era "muito cedo" para chegar a qualquer conclusão, segundo informações do Los Angeles Times.
"Não determinamos ainda vínculos com o terrorismo, já que ainda é muito cedo e de modo algum essas são conclusões definitivas", disseram funcionários americanos ao canal de notícias NBC News.
O passaporte do italiano teria sido roubado há um ano e meio, depois que ele deixou o documento em uma agência de aluguel de carros, em uma viagem na Tailândia, conforme informou seu pai à AP.