Jornal do Brasil

Domingo, 18 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Rússia ameaça suspender inspeções de seu arsenal

Inspetores do OSCE foram impedidos de entrar na Crimeia

Agência ANSA

A Rússia ameaçou suspender as inspeções de seu arsenal de armas, inclusive nucleares, em respostas às "ameaças" dos Estados Unidos e da Otan em relação à crise da Ucrânia. As informações são de um funcionário do Ministério da Defesa russo. 

As inspeções são previstas pelo tratado Start e pela Convenção de Viena entre os países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Inspetores da OSCE afirmaram terem chegado à fronteira da Crimeia, mas voltaram após serem recebidos com tiros de advertência. 

A organização disse que seus funcionários tentaram realizar a inspeção novamente neste sábado (8), após duas tentativas fracassadas nesta semana. Militares na fronteira teriam afirmado que a organização não tinha autorização para entrar no território. 

A Rússia afirmou que está disponível para um diálogo "honesto, de igual para igual" com outros países sobre a Ucrânia, segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov. "Estamos abertos a um diálogo honesto, de igual para igual, com os nossos parceiros estrangeiros para encontrar um modo de ajudar a Ucrânia a sair desta crise", disse Lavrov durante uma coletiva de imprensa.

Tags: Armas, EUA, UCRÂNIA, inspeção, russia

Compartilhe: