Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Internacional

Rússia ameaça suspender inspeções de seu arsenal

Inspetores do OSCE foram impedidos de entrar na Crimeia

Agência ANSA

A Rússia ameaçou suspender as inspeções de seu arsenal de armas, inclusive nucleares, em respostas às "ameaças" dos Estados Unidos e da Otan em relação à crise da Ucrânia. As informações são de um funcionário do Ministério da Defesa russo. 

As inspeções são previstas pelo tratado Start e pela Convenção de Viena entre os países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Inspetores da OSCE afirmaram terem chegado à fronteira da Crimeia, mas voltaram após serem recebidos com tiros de advertência. 

A organização disse que seus funcionários tentaram realizar a inspeção novamente neste sábado (8), após duas tentativas fracassadas nesta semana. Militares na fronteira teriam afirmado que a organização não tinha autorização para entrar no território. 

A Rússia afirmou que está disponível para um diálogo "honesto, de igual para igual" com outros países sobre a Ucrânia, segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov. "Estamos abertos a um diálogo honesto, de igual para igual, com os nossos parceiros estrangeiros para encontrar um modo de ajudar a Ucrânia a sair desta crise", disse Lavrov durante uma coletiva de imprensa.

Tags: Armas, EUA, inspeção, russia, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.