Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

Internacional

UE foi pressionada pela NSA para espionar, diz Snowden

Agência ANSA

O ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden afirmou ao Parlamento Europeu que a agência teria feito pressão para que os países membros do bloco alterassem suas leis, possibilitando assim a espionagem em massa.     

"Uma das principais funções da Divisão de Relações Exteriores (Fad) da NSA é pressionar e/ou incentivar os estados membros da União Europeia para mudar suas leis para permitir a espionagem em massa", declarou Snowden.     

De acordo com o ex-analista, advogados da NSA, assim como da agência correspondente britânica, a GCHQ, "trabalham duramente para encontrar brechas nas leis e nas garantias constitucionais para que possam justificar as operações de espionagem indiscriminada e em massa".     

Os Estados Unidos também teriam feito pressão sobre os países do bloco europeu para que não concedessem asilo a Snowden. O pivô do Datagate afirmou que alguns parlamentares confidenciaram que os Estados Unidos "não permitiram" aos parceiros europeus que oferecessem asilo ao ex-analista. 

Tags: . obama, cia, espião, EUA, nsa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.