Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Internacional

Banco Europeu vai investir 5 bilhões de euros na Ucrânia até 2020

Agência Brasil

O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (Berd) anunciou hoje (5) que está pronto para investir pelo menos 5 bilhões de euros na Ucrânia até 2020 para apoiar as reformas no país. O montante poderá ainda aumentar, segundo um comunicado da instituição, com sede em Londres.

O Berd informou que o investimento se inscreve "num programa de ajuda financeira internacional coordenado para apoiar reformas estruturais e macroeconômicas" e considera "essencial para a confiança dos investidores" que a Ucrânia chegue a acordo sobre um programa de estabilização macroeconômica com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e combata a corrupção.

Uma equipa do FMI chegou na terça-feira (4) à Ucrânia para debater com o novo governo um programa de ajuda ao país.

O Berd foi fundado em 1991 para apoiar a transição dos países do antigo bloco soviético para a economia de mercado. Originalmente a intervenção destinava-se aos países do leste da Europa e da Ásia Central, mas depois foi ampliada para os países do sul do Mediterrâneo.

O Berd indicou também, através do diretor de comunicação, Jonathan Charles, que não há qualquer alteração em relação às suas atividades de investimento na Rússia, apesar da tensão entre este país e a Ucrânia, após a destituição do presidente ucraniano Viktor Ianukóvitch, considerado próximo de Moscou.

Tags: capital, crise, mortes, política, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.