Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Ucrânia: Rússia lança projeto de ponte de ligação à Crimeia

Agência Brasil

A Rússia lançou hoje (3) o projeto de construção de uma ponte que vai unir o seu território à Crimeia, a península ucraniana de maioria russófona [de fala russa] e onde comandos pró-russos assumiram o controle, em pleno conflito com a Ucrânia.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assinou um decreto que entrega à empresa pública Rossavtotor a concretização do projeto, cujos estudos devem ficar concluídos até novembro. “Seguimos atentamente a evolução da situação [na Ucrânia], mas existem decisões que são sempre difíceis”, declarou Medvedev.

O presidente russo, Vladimir Putin, obteve no sábado (28) autorização do Parlamento para uma intervenção militar na Ucrânia, oficialmente para proteger a população russa, que estaria ameaçada. A Ucrânia está sendo dirigida por um novo governo de transição pró-ocidental, na sequência da deposição do presidente Viktor Ianukovitch, em fevereiro.

Nos últimos dias,  russos assumiram de fato o controle do território da Crimeia, uma região estratégica que permite a Moscou ter acesso aos mares do sul, e onde está fundeada a frota russa do Mar Negro.

Em 2010, a Rússia e a Ucrânia assinaram protocolo de acordo sobre este projeto de ponte, que atravessa o estreito de Kertch para unir a região russa de Krasnodar à Crimeia.

De momento, o acesso à península da Crimeia – região que mais tem contestado as novas autoridades de Kiev e onde 60% dos habitantes são russos –, é acessível apenas por balsa.

A futura ponte, com 4,2 quilômetros de comprimento e largura de 22 metros, será dotada de passeios, uma autoestrada e uma ou duas vias férreas. A previsão é que a ponte seja cruzada anualmente por 20 milhões de pessoas. O custo do projeto está avaliado em 24 bilhões de rublos (480 milhões de euros).

Tags: crise, EUA, política, russia, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.