Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Internacional

Documentos revelam 'segredos' de ex-presidente ucraniano

Portal Terra

Jornalistas e ativistas da Ucrânia (pró-ocidentais) encontraram documentos mergulhados em um lago próximo à mansão do ex-presidente Victor Yanukovych, que revelam informações financeiras do governo ucraniano e uma “lista negra”, segundo informações da ONG Global Voice publicadas em jornais de língua inglesa na Ucrânia.

O ex-presidente deixou o país na sexta-feira, 22, após meses de protestos contra seu governo, abandonando o cargo e a mansão onde morava, que foi aberta a visitação já no dia seguinte.

Os jornalistas envolvidos na descoberta criaram um site chamado YanukovitchLeaks e uma conta no Facebook com mesmo nome, onde têm compartilhado, aos poucos, as informações dos documentos, além de fotos das páginas escaneadas.

Um dos jornalistas envolvidos na descoberta mostra documentos em sauna
Um dos jornalistas envolvidos na descoberta mostra documentos em sauna

Para conseguir recuperar os documentos que estavam jogados em um lago, eles tiveram que colocar os papéis em saunas, além de usar outras técnicas de preservação de documentos, depois de descobrirem o “tesouro” que tinham em mãos. Um dos jornalistas postou em sua conta do Instagram uma foto em que mostra os documentos na sauna.  

No site, os jornalistas convidam outros profissionais a participarem do projeto e compartilharem as informações secretas do ex-presidente.

Tags: crise, documentos, política, sauna, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.